O que é o Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), mencionou em artigo que o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Causas?

Segundo o Inca, não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

Como Evitar?

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Banco de Lenços

O Colégio Fortes participou da campanha do Outubro Rosa realizando atividades de conscientização com seus alunos e também realizando uma ação solidária chamada “Banco de Lenços” onde os alunos e comunidade tiveram a oportunidade de participar doando lenços para serem doados no Hospital A. C. Camargo.

“Esse ano criamos o Banco de Lenços do Forte’s. O resultado foi fantástico. Os lenços doados pelos alunos são lindos. Temos certeza que as mulheres que os receberem ficarão muito felizes. Vamos embrulhar para presente e entregaremos no Hospital A. C. Camargo.” comenta a professora Vania.

Cartilha:

O INCA criou uma cartilha “Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?” onde você poderá saber mais detalhes.