No Colégio Fortes, a educação vai além da sala de aula. Buscamos proporcionar experiências significativas aos nossos alunos, que vão além do aprendizado teórico. Recentemente, os alunos do 3º ano B embarcaram em uma aventura incrível ao explorar o ciclo de vida da abóbora e aprender sobre a importância do cuidado com a natureza.

Tudo começou no final de 2022, quando a turma teve a oportunidade de plantar sementes de abóbora em um terreno ao lado da escola. Sob a orientação do Tio Sandro, aprenderam a semear, cultivar e acompanhar o crescimento das plantas. Ao longo desse processo, a virtude da paciência foi cultivada, ensinando aos alunos a importância de aguardar o momento certo para semear e colher.

Chegou o mês de junho e a tão esperada colheita aconteceu. As abóboras foram colhidas, revelando o resultado do trabalho árduo dos alunos. Mas a aventura não terminou por aí. Com as abóboras colhidas, os alunos participaram de uma atividade deliciosa: a produção de doce de abóbora.

Enquanto saboreavam o doce preparado com as próprias mãos, os alunos aproveitaram as aulas de Língua Portuguesa para trabalhar o conceito de substantivo próprio e comum. A abóbora cultivada pelos alunos ganhou o nome de Lourdes, e uma extensa lista de adjetivos foi criada para descrever a horta e a abóbora Lourdes.

Essa experiência proporcionou aos alunos uma conexão profunda com a natureza e o ciclo da vida. Ao apreciar o desenvolvimento das plantas, observar suas cores, formas e texturas, eles aprenderam a valorizar os pequenos detalhes da natureza e a desenvolver um amor genuíno pelo meio ambiente.

No Colégio Fortes, acreditamos que o contato com a natureza é essencial para a formação integral dos nossos alunos. Além de fortalecer a relação com o meio ambiente, atividades como essa promovem o aprendizado interdisciplinar, permitindo que os alunos explorem diferentes áreas do conhecimento de forma prática e divertida.

Essa aventura com a abóbora é apenas uma pequena amostra das atividades enriquecedoras que realizamos em nosso colégio. Estamos comprometidos em oferecer uma educação que educa com sabedoria, proporcionando experiências que vão além da sala de aula e formando cidadãos conscientes e engajados.