Na primeira semana de aulas, os corredores do Colégio Fortes estavam repletos de energia e entusiasmo, pois era o momento de iniciar uma jornada de reflexão e aprendizado sobre empatia e bons relacionamentos. Desde o 1° ano até o 9° ano, os alunos foram convidados a mergulhar nesse universo de compreensão mútua, acolhimento e crescimento pessoal.

O tema central da Semana de Acolhimento para os Anos Finais do Ensino Fundamental foi a empatia e sua importância na construção de um mundo mais harmonioso e solidário. Nosso objetivo era claro: colocar o adolescente como protagonista das mudanças que nosso mundo tanto necessita.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, mas paradoxalmente mais distante emocionalmente, a empatia se torna uma habilidade essencial. Muitas vezes, nos vemos envolvidos em nossas próprias preocupações e dificuldades, esquecendo-nos de olhar ao nosso redor e compreender as experiências e sentimentos dos outros.

Mas o que é empatia, afinal? Empatia é mais do que simplesmente entender as emoções dos outros; é colocar-se genuinamente no lugar do próximo, vivenciando suas alegrias, dores e desafios como se fossem nossos próprios. É um exercício diário de compreensão, aceitação e respeito pela diversidade de experiências e perspectivas que existem no mundo.

No entanto, a empatia não é apenas uma virtude a ser admirada; é uma habilidade que pode e deve ser cultivada desde a infância. Tanto a família quanto a escola desempenham papéis fundamentais nesse processo de aprendizado e desenvolvimento. É através do exemplo, do diálogo aberto e do incentivo à prática da empatia que podemos ajudar nossos jovens a se tornarem cidadãos mais empáticos e solidários.

Portanto, ao longo da Semana de Acolhimento, os alunos foram desafiados a refletir sobre suas próprias experiências, a ouvir atentamente as histórias dos outros e a agir com gentileza e compreensão em todas as interações. Cada dinâmica, cada conversa e cada momento compartilhado contribuiu para fortalecer os laços de empatia e construir uma comunidade escolar mais acolhedora e inclusiva.

Que essa experiência seja apenas o começo de uma jornada contínua de crescimento e aprendizado em direção a um mundo mais empático e solidário. Juntos, podemos fazer a diferença!

Acesse nosso álbum de fotos da primeira semana de aulas.